domingo, 7 de julho de 2013

Especial Chips ( Super Nintendo)


                                                Chips de Super Nintendo 
Não é novidade que o mercado anda sempre em evolução , quem acompanha esta evolução e evolui junto consegue se manter ativo no mercado , e no universo dos Vídeo Games  a coisa não é diferente , o melhor exemplo para isso  foi a rivalidade entre Sega e Nintendo nos anos 90 que foi uma verdadeira batalha de gladiadores , e vendo como esse mercado da dinheiro as duas empresas precisavam evoluir seus respectivos consoles ( Mega Drive da Sega e Super Nintendo da Nintendo) , o problema é que a Sega não escolheu uma boa tática e achou que a melhor alternativa de deixar o Mega Drive mais alguns anos na ativa era de criar acessórios para aumentar sua capacidade gráfica e sonora o tão conhecido Sega 32 X, o problema é que não deu muito certo e rapidamente a Sega entrou em desespero e teve que criar um novo console atualizado para não entrar em falência .......

Sega 32 X

Mas e a Nintendo oque fez ??? 
É isso que eu falarei hoje !!!!!



Com e evolução gradativa dos games ano após ano a Nintendo vendo o erro de sua concorrente decidiu fazer algo melhor do que criar acessórios para seu console obrigando o jogados a pagar ainda mais caro para poder jogar algo melhor ,  ela decidiu investir nos Chips , isto mesmo , os chips dos jogos em vez de transformar seu console em um "Megazord " , ela preferiu investir no poder de seus cartuchos !

Felarei de alguns dos chips mais famosos e darei exemplo de alguns jogos que utilizaram estes " chips milagrosos ".

_______________________________________________________________________________




Este Chip era responsável por criar um número maior de polígonos aumentando a capacidade gráfica e aumentando as proporções do cenário, Além de ter seu sistema em 3D deixando os jogos com cenário em terceira dimensão  . O maior exemplo de jogo que usou este chip foi Star Fox (1993) , que tinha um cenário bem amplo e necessitava de um chip poderoso para poder renderizar tudo em tempo real .


_______________________________________________________________________________



Com o sucesso do primeiro chip e o cancelamento do projeto de um console a base de disquete ( que acabou indo para o Nintendo  64 , assim nascendo o Nintendo 64 DD ) , eis que surge o Super FX 2 um chip muito mais potente e que trouxe grandes títulos ao console . Um dos maiores exemplos disto foi DOOM , trazendo um 3D para época muito bom e dando ao jogador a possibilidade de interagir com o cenário e os inimigos .

Mas o maior título que usou este chip foi Super Yoshi Sland 2 , que trazia para a época algo novo , gráficos lindos uma ótima trilha sonora e é claro um 3D de ótima qualidade , quem teve este jogo gostou muito do que jogou !


_________________________________________________________________________________



CX4 - Este foi outro chip muito usado na época e tinha como função criar efeitos de " semi - transparência " nos jogos como o visto abaixo :
Além desses efeitos ele também dava mais efeitos de poeira e de 3D em certas cenas , ele foi usado em Mega Man X2 e no Mega Man X3 .

Só para lembrar que no menu destes games tem uma tela de teste para testar este chip.

_________________________________________________________________________________



Com projeto - gráfico avançados em  3D utilizando o a tecnologia MODE 7 . Um grande exemplo de jogão feito com este chip foi  Super Mario Kart , Com toda a sua rotação em 3D sem problemas em rodar com tranquilidade desta forma , esse foi um dos melhores chips criados .

E com tanto sucesso sendo considerado o melhor chip para jogos de corrida não era de se esperar uma modificação dele o "DSP 4" , que chegou para abalar tudo e trouxe com ele um grande jogo o Top Gear 3000 , que veio com sistema rotativo ainda melhor e trouxe uma corrida mais realista para a época é claro .


________________________________________________________________________________



Ele aumentava a capacidade do cartucho , utilizando algumas maneiras exóticas para compactar os dados do game no chip .Mas este chip é o mais odiado entre os entendedores do assunto pois esse assunto de compactar os dados resultou em algo bem ruim para muitos , era quase impossível piratear jogos que usavam este chip , ( algo parecido aconteceu com os CDs do Nintendo Game Cube que foram feitos menores que os DVDs convencionais para poder evitar a pirataria , mas quem tem um como eu sabe que não deu certo! ) . Um dos maiores exemplos de jogos que não se encontram pirateados foi o Super Mario RPG , um excelente game porém é bem raro de se encontrar devido a falta da pirataria , se piratearam foi muito tempo depois de seu lançamento e foram poucas unidades.

Outro grande jogo que utilizou este chip foi Dragon Ball Z Hyper Dimension .


_________________________________________________________________________________

Bom galera então é isso , existiram uma infinidade de chips feitos cada um trazia algo novo , uns para games 2D outros para 3D , alguns para jogos RPG e outros para games de luta e por ai vai , eu não citei todos apenas alguns dos mais conhecidos , eu resolvi criar esta matéria mais informativa para diferenciar um pouco o meu conteúdo aqui no blog espero que vocês gostem ! forte abraço a todos , dúvidas sugestões e elogios eu responderei com o maior prazer , fiquem a vontade para conhecer meus outros posts que são muito bons !!! até mais galera , fiquem com uma imagem muito massa que eu achei no Blog da casa do Kame !!!



4 comentários :

  1. eita joguinho bomm!!!rsrsrs,,,saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos amor ainda comprarei outro SNess futuramente!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu sei Tiago se você se descuidar eu levo seu jogo pra minha casa kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Pergunte com educação , seja paciente e respeite ao próximo , comentários repetidos , sem noção e ofensivos serão excluídos sem direito a resposta , um abraço a todos e boa nostalgia gamer!