domingo, 25 de agosto de 2013

Atari : Conheça agora os rumos ela traçou e que fim ela levou !


Atari foi uma das percussoras no mercado dos games chegando a ser líder de vendas por anos , mas que hoje em dia é praticamente inexistente nos dias de hoje , então vamos conhecer oque aconteceu com ela , boa leitura.

A Crise de 82 ........



Em meio a crise de 1982 com o fracasso do jogo E.T. The Extra Terrestrial ( considerado por muitos o pior jogo já feito) , a Atari para salvar seu pescoço decide lançar um sucessor do Atari 2600 , o Atari 5200 . O novo console foi criado para tentar manter o interesse do publico da época nos vídeo games , pois com a crise muitos achavam que esta ideia de jogos virtuais era uma grande furada e que era apenas modinha do momento . 



Mas o 5200 não conseguiu se destacar tendo poucas evoluções se comparado ao seu antecessor e não teve jogos inovadores , muito pelo contrário a maioria dos jogos feitos para ele eram apenas adaptações com uma coisas aqui e outra ali dos aclamados jogos da versão 2600.O console era extremamente grande e tinha um complicado sistema de áudio e vídeo que era junto com o cabo de alimentação do console . 



Mas oque era mais crítico era o seu controle que era desengonçado e cheio de botões desnecessários resultando em um fracasso total , fazendo assim a Atari criar 2 anos depois o Atari 7800 ......



                                                             Controle do Atari 5200  


Atari 7800 .......



 O Atari 7800 tinha tudo para ser um sucesso pois foi diminuído o tamanho do controle , elevou-se a capacidade gráfica , simplificou as conexões de áudio e vídeo , modificou positivamente o controle do console e deixou o preço mais acessível , e eu não podia deixar de citar que ele também tem retrocompatibilidade com os jogos de seus antecessores o 2600 e o fracassado 5200 . Mas oque estava para dar tudo certo acabou dando errado , a Warner Bros. que era dona da empresa na época e responsável pela fabricação e distribuição do aparelho , vendeu a companhia para Jack Tramiel , ,as isso foi ruim pois tanto a Warner quanto Jack disputaram judicialmente quem ficaria responsável do mais novo console da Atari se responsabilizando pelos seus jogos lançados e pelo sucesso ou fracasso do console , sendo assim criando uma grande batalha judicial entre os dois .


                                                                      Warner   V.S   Jack Tramiel  

 Essa disputa durou um pouco mais de 1 ano mas foi o suficiente para resultar na paralisação do console , parando sua fabricação , o desenvolvimento de jogo e é claro de suporte técnico. O console teve seu relançamento em 1986 , mas nessa época ele já tinha 2 concorrentes de peso a Sega com o Master System e é claro a Nintendo com o Nintendinho 8bits que dominou o mercado de games naquela geração. Com isso a Atari se sentiu obrigada a criar uma versão compactada do Atari 2600 e é claro um novo console o Atari X-E .....


Atari X-E .....


  
Este foi mais um fracasso pois era na verdade um computador bem limitado com funcionalidade de jogos ( coisa que hoje em dia qualquer pc roda um joguinho desses). 


Portátil ..... 



 Então em 1989 é lançado o portátil da Atari o  Atari LYNX , que basicamente foi criado para concorrer com até então desconhecido Game Boy da Nintendo . O LYNX tinha capacidade gráfica superior a do Game Boy e também tinha um display colorido , mas ele perdia em dois quesitos importantes , ele precisava de 6 pilhas para funcionar enquanto o Game Boy necessitava de 4 e para piorar o seu preço era 2 vezes maior que a de seu concorrente . 



Isso resultou em mais um fracasso , e 4 anos mais tarde eis que a Atari da seu ultimo suspiro lançando o Atari Jaguar ......


Atari Jaguar .....



 Em 1993 é lançado oque pode-se dizer que foi o ultimo "As" na manga da Atari o o Atari  Jaguar , que foi um projeto ambicioso da Atari que colocou todas as suas fixas neste novo console assim acreditando no seu retorno glorioso ao mercado " gamer" . O Atari Jaguar era a frente de sua época e foi lançado com 64 bits ( superior aos seus concorrentes) e nem a Nintendo havia confirmado um console de 64 bits naquela época (1993). O console vinha com 2 processadores e usava cartuchos , porém anos mais tarde ele ganhou compatibilidade com cds que era a febre do momento.



Ela fez uma campanha agressiva do console destacando os seus 64 bits , e fez comerciais que sempre falavam de sua soberania de console do momento e ressaltava as vantagens de se ter um console de 64 bits se comparado  a um de 32 bits . Porém todo esse poderio tecnológico tornou o console caro demais e de difícil programação , e muitos de seus jogos não conseguiram explorar todo esse poder tecnológico , com jogos piores a jogos de 16 bits se comparados gráficos e desempenho. Outro agravante foi o seu controle que será mostrado logo abaixo :




Esse que é considerado por muitos sites de games o " pior controle feito para um vídeo game "  . E claro que isso de ter um controle ruim , jogos que não aproveitavam o poder do console ( é como jogar apenas jogos de emulador de Super Nintendo em seu PS2 ) , e um preço extremamente caro para a época que Jaguar acabou sendo mais um fracasso de vendas .O Game foi parado de ser fabricado em 1996 e a Atari até estava pensando em lançar seu novo projeto o " Jaguar 2 " porém a situação da empresa já estava crítica e prestes a entrar em falência , que ela deixou queto esse tal projeto. 

Seu final ....



 Depois de tantos fracassos , a Atari decide se fundir a J.T Storage , que produzia disco rígidos para o PC , a Atari ficou apenas como um suporte da empresa durante 2 anos  . Em 1998 a Atari foi vendida mais uma vez e desta vez ela foi vendida para a Hasbro que mais tarde se transformou na Infogrames .



Sendo assim elas se fundem  elevando o nome de ambas as empresas. A Infogrames promete dar um novo rumo a Atari , criando agora jogos de pouca expressão , mas isso levou ela a levar mais prejuízos e prejuízos. A Nanco Bandai chegou a comprar 34 % da empresa mas pouco aproveitou desta aquisição . A Atari estava atolada em dívidas e no começo deste ano (2013) , ela entrou com um pedido de falência nos EUA , muitos acreditam que seja uma chance dela se livrar da Infogrames e poder aliviar as suas dívidas , porém hoje em dia ela se encontra morta .....   





_________________________________________________________________________________

Bom galera então é isso eu trouxe a história de fracasso da Atari que os " Gamers " mais antigos a conhece muito bem , mas que os jovens gafanhotos sabem muito pouco , espero que tenham gostado , fiquem a vontade de comentar e se possível comentem se já tiveram ou jogaram algum game da Atari sem ser em emulador , forte abraço a todos e até a próxima !



Um comentário :

  1. eu ja tive esse video game muito show de bola hj infelizmente não tem mais agora na internet tem jogos on line no atari como tem no master system seu blog é muito bom parabens e comenta la nos meus blogs Caio vc é sempre bem vindo

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir

Pergunte com educação , seja paciente e respeite ao próximo , comentários repetidos , sem noção e ofensivos serão excluídos sem direito a resposta , um abraço a todos e boa nostalgia gamer!