segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como configurar o emulador de GBA Visual Boy Advance , deixando os gráficos melhores


Beleza galera eu estarei trazendo um tutorial rápido de como configurar corretamente o Visual Boy Advance , na minha opinião o melhor emulador de GBA para PC.

O Visual Boy Advance é um emulador leve e fácil de ser configurado sendo capaz de rodar em qualquer tipo de computador , a melhor versão para mim é a 1.8.0 que é bem completa e é a que eu uso se você não tem ainda um emulador de gba ou usa uma versão muito antiga eu vou deixar o download logo abaixo , lembrando que as suas roms irão funcionar é só passar as roms para a pasta do novo emulador.

Download do emulador :

VBA Emulador              VBA Link Emulador






Tutorial :

Façam como eu colocarei nas imagens , se quiserem façam um back up do seu emulador .

Abram o emulador e entrem na área opções .

Frame Skip :



Não coloquem acima de 7 porque isso fará com que em alguns jogos fique pulando cenas e travando o som do jogo , o ideal mesmo é até 4.

Vídeo :



Aqui é uma opção pessoal , eu recomendo x3 porque como é um emulador de portátil , a tela é pequena e deixando muito grande os pixels terão que expandir demais , x3 é bem melhor ou até x2 caso o seu monitor seja pequeno.

Emulator :



Aqui é a configuração que normalmente já vem nesta parte do emulador não a muito oque se dizer aqui , só ressaltando o Real Time Clock , que eu habilitei , essa opção que deixa o seu jogo em tempo real , um exemplo , jogando Pokémon com patch de dia e noite , se for 10:00 da manhã  estará de dia no jogo e se for 22:00 , estará de noite em seu jogo , o emulador irá seguir o horário do seu pc .



Ainda em Emulator  , na parte Save Type escolham Automatic assim quando você for colocar para salvar o seu jogo , o emulador reconhecerá automaticamente o tipo de save a ser usado , eu recomendo o Flash 128x que é melhor para salvar os jogos do Pokémon , em 64x alguns saves não serão reconhecidos .

Sound

No som é opcional aqui não muda muito de opção para opção , apenas deixe  ON para ter som no jogo e em volume deixe no 1x que é o volume original do game , se deixar menor  ou maior irá alterar o volume e em alguns casos a qualidade do som.

Game Boy



Aqui é importante deixar assim , Border Automatic são aquelas bordas pretas encontradas em alguns jogos , deixando automático o emulador irá deixar na melhor proporção possível de jogo para jogo . Em Automatic , deixará automática a proporção de tipo de rom , por exemplo o emulador irá rodar uma rom de game boy em sua qualidade e a de game boy advance claramente melhor , deixe as cores reais para não alterar o resultado final.

Priority



Deixando nesta opção o seu emulador irá rodar a "todo o vapor" , dando o seu melhor , como é GBA isso não irá afetar a qualidade do jogo por ser um emulador leve.

Filter



Essa opção é fundamental , em Interframe Blending , deixe None , assim não mudará a taxa de quadros dependendo de como é o seu monitor . Deixe hq2x essa opção é fundamental , pois ela realça os pixels dos jogos , deixando eles mais "lisos" e menos quadriculados.

Joypad e Language

Aqui é apenas para configurar os botões e escolher o idioma é opcional.

______________________________________________________________________

Algumas imagens de como o emulador fica sem e com esta configuração :

Sem a configuração :






Com a configuração :






Eu usei a rom do Emerald que é um dos jogos mais bonitos graficamente do GBA daí o resultado final não é tão grande , porém em jogos bem feios como Mortal Kombat do gba por exemplo a diferença chega a ser gritante. 

Bom galera então é isso eu fiz um tutorial bem fácil e cheio de imagens , para ajudar principalmente iniciantes e crianças que gostam de tentar fazer aso coisas por conta própria , a garotada adora pokémon daí porque não jogar com um gráfico mais bonito ? Se o emulador permite , então bora configurar , forte abraço a todos e fui ...

29 comentários :

  1. Meu VBA não aparece imagem nenhuma, em nenhuma ROM que eu abro. Já fiz todo tipo de combinação no menu do vídeo, mas nada funciona.
    Lembro-me que a um tempo atrás, eu conseguia jogar, mas agora nada.
    Sabe por que será que isso está ocorrendo?

    ResponderExcluir
  2. Meu VBA não aparece imagem nenhuma, não importa o tipo de configuração de vídeo que eu deixo, em nenhuma ROM.
    Sabe por que isso ocorre?

    ResponderExcluir
  3. Meu VBA não aparece imagem nenhuma, em nenhuma ROM que eu abro. Já fiz todo tipo de combinação no menu do vídeo, mas nada funciona.
    Lembro-me que a um tempo atrás, eu conseguia jogar, mas agora nada.
    Sabe por que será que isso está ocorrendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se fosse o Desmume ai poderia ser a sua placa de vídeo que precisa ser atualizada , como no caso o VBA é bem leve é muito difícil que seja isso porque eu já joguei ele em um pc de tubo windows xp e rodou que é uma beleza.
      Você pode fazer uma varredura no seu pc para ver se tem vírus , pode desfragmentar também isso sempre ajuda com lentidão , no caso das roms , tente baixar uma oficial sem ser hack rom ou aquelas traduzidas por fãs e coloca para funcionar . Baixe roms em lugares diferentes , e se nada disso adiantou , oque eu recomendo é que você exclua o seu emulador que deve estar com algum erro e baixe outro de outro site e tenta de novo , felizmente os saves dos jogos ficam dentro da pasta deles então para nã perder os seus saves não exclua a pasta ROM , boa sorte.

      Excluir
    2. A imagem que aparece é simplesmente um branco? Se for este o problema, acho que posso te ajudar. Vá em: Options > Emulator > Save Type > Flash 128K. Espero ter ajudado!

      Excluir
  4. Não tem como mudar o Layout do GBA como o do Snes? Ou sou por um plano de fundo, no fundo dos botões do GBA?

    ResponderExcluir
  5. Uma pergunta, tem como mudar o Layout do GBA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Rafael eu nunca fiquei sabendo mas vou dar uma procurada em fóruns americanos se existe uma versão com essa opção de mudança de Layout e caso eu encontre eu te aviso.

      Excluir
  6. Cara muito massa, valeu mesmo! Segui todos os passos e ficou muito show.

    ResponderExcluir
  7. Cara muito massa, segui todos os passos das configurações e o resultado foi espetacular. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Luís eu fico contente por ter ajudado , bom proveito .

      Excluir
  8. Meu VBA Link ta muito adiantado, muito rápido, como faz pra voltar ao normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pode ser que o frame skip esteja elevado , deixa no 1 e não fique acelerando o emulador e veja se funciona , também teste outras roms para ver se todas acontecem isso aí qualquer coisa me avise.

      Excluir
  9. O emulador depois de um certos minutos jogando ele para de funcionar do nada :( como se resolve isso?

    ResponderExcluir
  10. cara. eu tentei todas as configuracoes possiveis. e nada funciona. o jogo nao inicia. a tela fica toda branca e nao inicia. eu nao sei se é as configuracoes do PC. mas nao inicia, fica a tela branca e nada roda. tentei varios roms. se puder me ajudar
    meu windowns é 7

    ResponderExcluir
  11. Mano, vê se vc consegue me ajudar. Tô jogando o Leaf Green, e tava rodando normal, só que de uma hora pra outra quando uso o botão de speed o jogo fica meio que travando, e aquela taxa de velocidade que normalmente quando usa o speed button vai pra 200-300% só fica até 115-120%.

    Deletei o emulador e baixei outro. Da primeira vez que abri o save antigo ele voltou normal, rodou tranquilo, depois quando abri de novo deu o mesmo problema. Procurei em vários sites, mas a maioria das duvidas sobre isso é pra fazer o speed diminuir e não é meu caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você joga no PC atualize os drives da sua máquina , pois as vezes uma besteira dessa atrapalha sendo que ao acelerar o emulador , a sua placa estará sendo mais utilizada . Deixa o frame skip no 4 se você deixar no 9 poderá ocorrer isso , comigo já aconteceu uma vez , eu lembro que a tela era tamanho médio eu deixava full e depois diminuía a tela aí normalizava.

      Excluir
  12. Cara, muito obrigado! O Metroid Fusion ficou lindo demais.

    ResponderExcluir
  13. Cara eu sou acostumado a jogar com o espaço pressionado que deixa o jogo SUPER rapido,o meu ia até 1000% +,porem agr do nada ele chega no maximo a 400% com o espaço apertado,pode me dizer porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece porque você está usando opções para deixar o emulador com uma imagem mais bonita , aí você escolhe , ou deixa o emulador bonito mas com a velocidade até 400% ou deixa ele rápido mas com os gráficos originais.Isso é normal também acontece comigo.

      Excluir

Pergunte com educação , seja paciente e respeite ao próximo , comentários repetidos , sem noção e ofensivos serão excluídos sem direito a resposta , um abraço a todos e boa nostalgia gamer!