sábado, 10 de fevereiro de 2018

Como Resolver o Problema de Jogos de PS1 .Bin MultiTracks! (2018)




Aprenda nesse tutorial muito prático , como eliminar os "multi tracks" do arquivo .bin do seu jogo , um tutorial com imagens e com downloads dos arquivos necessários , bora começar!.

Mas antes eu irei explicar algumas coisas , jogos multi tracks são encontrando em maior quantidade nos games de PS1 , pode ser que você ache em games de outras plataformas que usam .bin e .cue como forma de execução de mídia porém PS1 predomina.

Normalmente quando você baixar um jogo de PS1 ele pode vir em alguns formatos porém o mais usado é o .bin e .cue que se tratam dos arquivos de áudio e de vídeo do game , sem o cue o jogo ou não roda ou roda sem som e sem o .bin nem funcionará pois ele é o jogo.

No meu blog eu acredito que não tenha jogos em .ecm (que é uma forma de compactação do bin para ele ficar bem menor do que é ) , caso tenha me avisem . Mas se você baixou o seu jogo de outros sites e veio esse bendido .ecm é só usar o ECM TOOLS para extrair o bin do seu jogo ,beleza?

Vamos ao tutorial com imagens:


1º Escolhendo o seu game multi track :

O game que eu escolhi foi o Riding Star , um jogo de equitação do PS1 em português que foi um dos primeiros jogos que eu postei no meu blog . Como se pode perceber , o game vem com 7 tracks sendo cada um de um tamanho e apenas 1 .cue , pode ser que o seu game tranha muito mais tracks não importa o método é o mesmo .

2º Arquivos que iremos precisar :

Eu vi pessoas ensinando de diversas formas e algumas eu já tentei e não funcionaram , eu simplifiquei e usarei apenas dois programas :

Daemon Tools Lite (para montar a imagem do seu jogo)

Imgburn (para criar um novo arquivo .bin do seu jogo)

Daemon Tools Lite Download :  MediaFire 

Imgburn em Português Download : MediaFire 

Instale o Daemon Tools Lite em seu computador , caso já tenha instalado em sua máquina não precisa desse aqui.

Já o IMGBURN não precisa instalar , apenas descompacte e abra-lo já estará em português.


3º Monte o seu jogo ...

Com o Daemon Tools Lite instalado é só clicar sempre no .Cue do jogo e clique com o botão direito do mouse em abrir com /DAEMON Tools Lite , assim o programa irá montar um disco virtual do seu jogo .
Ou então clique no DAEMON Tools Lite abra-o , selecione o Cue do seu game multi tracks e clique em montar imagem , tanto faz o resultado é o mesmo.


Game montado dará para ver até o que tem dentro do arquivo e ficará assim para você ou mostrará o que tem no game que vocês baixaram.


4º Abrindo o IMGBurn...
Ao abrir o IMGBurn que eu deixei para vocês , aparecerá dessa forma , clique em "Criar Imagem a Partir de um disco". e espere aparecer a próxima etapa pois iremos criar um novo bin sem multi tracks.


5º Criando um novo arquivo .bin...

É aqui que a mágica acontece , primeiramente vá em Origem e escolha o disco virtual que o DAEMON Tools Lite montou do game para você ( no meu caso apareceu duas vezes porque eu abri duas vezes sem querer , erros técnicos acontece rsr). 
Agora na clique na lupa e escolha o destino do seu game , no meu caso eu não escolhi destino algum e fazendo isso o seu game irá para a pasta meus documentos , fica o toque .

Arquivo escolhido e tudo ocorrendo da forma certa , irá liberar aquele ícone com um disco na parte de baixo , clique nele e irá começar a criar o seu novo game.



6º Finalizando ...
Após concluir a criação da imagem do game , aparecerá esse aviso , agora feche o IMGBURN  e vamos conferir o game.


Como visto o game do Rising Star veio parar na pasta Documentos porque eu não havia escolhido um destino específico e nem com que nome o arquivo estaria , aí ficou IMAGE.BIN e IMAGE.CUE  .



Caso queira abra o emulador de PS1 e teste o game como eu fiz na imagem a cima para ver se deu tudo certo , perfeito agora você tem um game sem multitracks!!!

7 º Supostas duvidas que você pode ter :

Jogos multi tracks funcionam nos emuladores ou eu preciso fazer esse procedimento para cada game?
R: Sim , games multi tracks funcionam nos emuladores de PS1 da vida . Esse tutorial é para quem for gravar um game de PS1 em cd para rodar no console.

O que eu faço com os arquivos antigos do meu game? (Multi tracks e o cue).
R: Pode excluir , caso você for passar para cd , use apenas o novo game criado no IMGBurn .

Emerson eu fiz como você e não renomeei o .bin e .cue posso gravar mesmo assim?
R: Se você for gravar apenas um game como eu fiz , não precisa renomear nada , grave em um disco do jeito que está , image.bin , image.cue . 
Agora se você for gravar mais de um game aí sim renomeie para o nome do game deixando o bin e cue com o mesmo nome , faça isso para não se perder.

Eu fiz tudo certo mas a bendita imagem do jogo continua no meu pc o que eu faço?
R:Simples clique com o botão direito e clique em ejetar ou abra o Daemon Tools Lite e desmonte a sua imagem.

Por fim eu posso usar esse IMGBurn para gravar os jogos?
R: Sim jovem , dá para gravar jogos de PS1 e PS2 nele de boa (talvez de outros consoles mas eu nunca testei) ,lembrando que jogos de PS1 grave entre 2x e 8x , nunca grave no máximo pois irá desgastar o canhão do seu PS1 .
Já PS2 , sempre grave a 4x , funciona que é uma beleza.

______________________________________________________

Então  é isso galera , um tutorial muito prático e rápido de como eliminar os multi tracks dos jogos do PS1 , se gostaram comentem e fiquem a vontade para baixar os meus jogos de PS1 em br , um abraço a todos!.


4 comentários :

  1. Osh? Eu jogo no emulador de android e sempre apago os cue, mas o áudio continua no jogo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. De nada amigo , esse é um problema que muitos passam pois querem gravar os seus jogos para jogar no PS1 e aquele multi tracks acaba com a mídia .

      Excluir
  3. ola Emerson vc pode me ajudar eu quero muito gravar jogos do ps1 mas todos os que gravei nao roda ja vi varios video tutoriais mas nem um deu certo vc pode me ajudar porfavor?

    ResponderExcluir

Pergunte com educação , seja paciente e respeite ao próximo , comentários repetidos , sem noção e ofensivos serão excluídos sem direito a resposta , um abraço a todos e boa nostalgia gamer!